Sempre tenho visto, de uma forma recorrente, em alguns
grupos de discussão destinados a escritores, roteiristas e afins, alguém
perguntar como fazer para se tornar um escritor, lançar um livro ou até mesmo
se tornar um autor de novela da Globo. Em todos os casos, a condição de
iniciante do eventual profissional se torna explícita e em casos extremos, como
o da última questão, a ingenuidade é latente.
De
antemão já digo que, em casos desse tipo, a ingenuidade não é um pecado, ainda
mais se o pretenso profissional não foi criado ou não vive no meio artístico
para se inteirar com a dinâmica de absorção de novos profissionais pelo mercado
literário ou audiovisual. E nesses casos a ausência de referência é um grande
entrave. Até porque, para o bem ou mal, ser parente ou amigo de alguém “do meio” pode
ser um fator determinante para o ingresso em um “mundinho tão fechado”.
Esse
texto é exatamente uma pequena contribuição para os pretensos profissionais que
têm, ou acham que têm talento com a escrita, mas não conseguem ou não sabem o
que fazer para se tornarem profissionais. E já digo que para alcançar este
intento, não há fórmulas prontas ou caminhos coloridos que desemboquem em um
baú repleto de ouro. No entanto algumas atitudes podem fazer diferencial
favorável se forem seguidas. De uma forma simples e direta, mas verdadeira
as compartilharei com você. São elas:
1º Você
deve ser muito criativo
A
criatividade é uma característica congênita, ou seja, a pessoa já nasce com
ela. Ela pode ser lapidada com a leitura de bons livros, assistindo bons
filmes, boas peças de teatro e fazendo bons cursos. E nesses casos quando digo
bons, não estou canalizando a questão para gêneros. Tenha acesso a tudo: Drama,
comédia, terror, tudo... Quanto aos cursos. Saiba que não existe algum que
possa torná-lo criativo. Corra dos que prometem isso. É mentira, puro caça
níquel. A criatividade pode ser lapidada. Os cursos podem ajudá-lo a se tornar
MAIS criativo. Nunca torná-lo criativo. Essa é a mais pura verdade.
Como se não bastasse, a
criatividade deve estar voltada para a escrita, que é o início de tudo. Algumas
pessoas são muito criativas, mas a sua criatividade está relacionada com outros
campos de atuação. Se você não é criativo e não tem aptidão para a escrita.
Dificilmente será um escritor, dramaturgo ou roteirista.
2º Seja
um bom observador;
Se você
perguntar a um escritor profissional o que é necessário para ser um bom
profissional, seguramente ele te responderá: Leia muito e leia bons livros. Ele
está corretíssimo, mas antes disso você deve ser um bom observador. É com a
observação que você despertará a sua inspiração. Aprenda a observar. Observe as
pessoas, as notícias, os fatos e acontecimentos. Tudo é motivo para se
inspirar. Abra os seus campos sensoriais para o mundo e você verá que não
haverá necessidade de se refugiar em uma casa de praia ou da colina em busca de
inspiração, porque os elementos estão por toda a parte só esperando que
você os note.
3º Goste
de escrever;
O gosto
pela escrita é algo que deve ser inerente a você. Algumas pessoas não têm
paciência para escrever. Não conseguem se concentrar. Querem se tornar
roteiristas ou escritores, tão somente por causa do glamur e o eventual assédio
das pessoas. Ao se perguntar por que você quer ser escritor e o fator
determinante for o glamor, festas e o dinheiro, definitivamente esta não é a sua
área. Até porque, de modo geral, não há glamur em ser escritor. Mas se você só consegue ver isso como meta, esqueça!
A escrita não é a sua área.
4º Domine
o português;
Algumas
pessoas têm uma facilidade em dominar o português, outras não. Se este for o
seu caso, não tenha vergonha. Estude. Faça cursos. Um projeto com erros na
escrita certamente vai “depor” contra você. Tenha sempre em mãos uma boa
gramática e um bom dicionário. O português se aprende.
5º Goste
de ler;
Leia.
Leia muito. Livros, textos de peças de teatro, roteiros de filmes, jornais,
revistas, bulas de remédio. Aqui também não se restrinja a gêneros. Leia obras
dramáticas, juvenis, de terror, de ficção. Se abra para todos os gêneros e
tente se preparar para ser um escritor ou roteirista “pau para toda obra”.
Lembre-se que se você se tornar um profissional, poderá escrever aquilo que te encomendam.
Não exatamente o que você quer escrever.
6º Goste muito
de você;
Como
assim? Poderás perguntar. Ocorre que a profissão de escritor é genuinamente uma
profissão solitária. Logo, você tem que se resolver muito bem sozinho. Gostar
de estar só e até tirar proveito da solidão. O que não estou dizendo para que
você se feche ao trabalho em grupo. Pelo contrário, também terá que saber
trabalhar em equipe. Mas o trabalho em equipe não é uma regra nesse meio.
7º Seja
verossímil;
Ser um
bom escritor ou roteirista não significa escrever a La Ruy Barbosa, ou seja,
escrever rebuscado e difícil. Pelo contrário, um livro ou um filme, via de
regra, são obras de cultura de massa, ao menos que o público alvo seja
específico (uma classe ou categoria profissional, por exemplo). Escrever de
forma simples e direta é uma obrigação. Alguém já disse que escrever difícil é
fácil, o difícil é escrever fácil (ou foi mais ou menos assim). E essa é uma
grande verdade. Você pode escrever de uma forma muito difícil, que só você
compreenda, mas tornar a sua obra altamente compreensível sem subestimar a
inteligência do público é uma grande arte.
Em tempo;
a construção de boa narrativa ou bons diálogos devem estar em consonância com a
realidade e o tema com os quais você esteja retratando, o que não significa
necessariamente o uso de palavras difíceis ou pouco usuais.
8º Controle
a ansiedade;
Nunca
envie o seu projeto sem ler e revisar diversas vezes. A cada nova leitura você
vai notando que pode melhorar e até encontrar erros de português ou de
digitação, o que pode comprometer a aceitação do seu projeto. E cuidado com os
corretores de texto. Eles são sistemáticos e erram muito.
Saiba que
muitos produtores são maleáveis com o português, outros não. Aliás, têm alguns
que se prendem a escrita e não a idéia ou a narrativa. Acreditam eles que são
professores de português.
9º Saia
da gaveta;
Muita
gente tem talento, mas é acometido por preguiça, receio ou comodismo de tornar
públicas as suas obras. Tire-as da gaveta. Saia da zona de conforto. Dê a cara
para baterem. Efetue o registro na Biblioteca Nacional. Espere receber o
certificado de registro e depois mostre ao “mundo e ao fundo”. Mostre aos seus
amigos, parentes e aderentes. Mas nunca confie plenamente na opinião dessas
pessoas. Tenha bom senso. Amigos e parentes não querem magoá-lo e se o que você
escreveu for muito ruim, eles poderão não revelar isso ou não dirão nas
palavras que você deveria ouvir. Nunca pergunte o que a pessoa achou. Pergunte
o que você acha que deveria mudar ou melhorar.
10º Trace
metas;
Muitas pessoas
são brilhantes. Mas tem tantas ideias e projetos que querem fazer tudo ao mesmo
tempo. Acabam atropeladas pelos próprios projetos, desistem de prosseguir na
empreitada e acabam por nunca concluírem coisa alguma.
Trace
metas demarcadas por tempo. Anote esquematicamente o que você vai escrever ou
apresentar. Esboce fases para cada projeto. Primeiro o que você vai escrever.
Depois para quem vai enviar e assim por diante. Só passe para um novo projeto
quando você esgotar todas as fases do anterior. É melhor ter poucos projetos
concluídos e enviados para as pessoas certas do que ter muitos sem que sejam
concluídos, o que equivalem ao nada absoluto.
11º Torne-se
público;
Torne seu
nome conhecido (de uma forma digna, claro!). Essa é a parte mais fácil de todas.
Crie um blog, um site, faça parte das redes sociais. Escreva sobre suas
experiências, sobre o que você está fazendo. “Venda a sua imagem” ou melhor o
seu nome. Quando montar a sua página saiba que estará a mercê de todo tipo de
gente. É um preço que se tem a pagar. Se agredido gratuitamente, não brigue
calorosamente. Evite baixaria. Nunca retruque com palavrões. Saiba que você
está sendo visto. Mas também tente tirar proveito da agressão. Interaja com o
agressor de uma forma sarcástica, irônica e debochada. Os pequenos
arranca-rabos também tornam o seu perfil movimentado. Em caso de agressão
extrema ou calúnia grave, saiba que o eventual caminho será a Polícia mesmo. E
isso serve para você e para os outros. Portanto, cautela com as palavras.
12º Conheça
pessoas;
Siga e
tente ser amigo virtual de produtores, diretores, escritores, dramaturgos e
roteiristas renomados. Tente interagir com eles. Mas respeite as
particularidades de cada um. Nunca puxe assunto sobre a vida pessoal deles. Se
estiverem envolvidos em polêmica de ordem pessoal. Se finja de morto, a não ser
que a própria pessoa dê margem para isso, ao fazer algum comentário na própria
rede social. Nesse caso, dê o seu apoio moral singelamente. Sempre esteja
atento ao que eles fazem no campo profissional e se eles merecerem, elogie. Não
se constranja em elogiar. Só não seja puxa saco. Isso soa falso. Eles irão
perceber e você não vai ser respeitado. Só vai ser visto com um mero seguidor.
13º Seja
o alvo e não a flecha;
Se quiser
ser escritor, dramaturgo ou roteirista. Saiba que você será o alvo e não a
flecha. Não publique notícias das celebridades ou de fofocas, também não seja
um crítico. Evite emitir opinião sobre as obras alheais em seu site. Ainda que
o que você pense seja a mais pura verdade. Saiba que neste meio os egos são
muito inflados e o que você escreve desfavorável a alguém pode se voltar contra
você em um futuro próximo.
Enfim
tente ser criador e não crítico do criador. Esteja do “lado de cá” e “não do de
lá”.
14º Vai
atrás das oportunidades.
Depois de
seguir todos estes passos, vai a busca das oportunidades. Afinal, de nada
adianta você estudar, se aperfeiçoar, ser um criador brilhante, se não encontrar
quem se predisponha a ver o que você escreveu. Para o pretenso escritor,
existem inúmeras editoras que têm departamentos especializados em receberem e analisarem
originais. Naquele famoso site de busca, pesquise as editoras que estão
recebendo originais. Leia com atenção a política de recebimento. Ou se preferir
vai até uma livraria e nos diversos livros que lá estarão, atentem através dos
selos impressos, anotando o maior número de editoras que você puder. Depois
entrem no site de cada uma e veja se elas recebem originais. Veja o catálogo de
obras já lançadas e compare se a sua obra está dentro do perfil da editora. De
nada adianta enviar uma obra de ficção se ela só publica livro de auto-ajuda,
por exemplo.
Em
relação a roteiro de filmes, vão no site da associação brasileira dos
produtores independes. Entre no site de cada uma da produtoras e façam o mesmo
do que foi descrito no parágrafo anterior.
Quanto a
TV a coisa é mais complicada. A TV Globo NUNCA vai analisar sua sinopse. É
recomendação do departamento jurídico mesmo. Os autores, diretores ou produtores
não podem analisar originais de quem não é da própria emissora. Faça o que eu
disse até aqui e espere a Globo vir atrás de você. É ela quem recruta roteiristas.
Não é você quem vai recrutar a emissora.
Quanto as
outras emissoras eu não sei. Mas acredite, se você não for conhecido, sua
sinopse não vai ser analisada sob hipótese alguma. Se você já estiver seguro
pode tentar as emissoras de TV estrangeiras. Vejam as do Chile, Colômbia, Portugal
e de Angola.
Bem,
essas são algumas dicas que este que vos escreve tem para compartilhar com
você. Depois de muito pesquisar e entender como funciona o mundo da escrita
cheguei, por conta própria, a tais caminhos. Estou seguindo tudo isto a risca.
É muito difícil e confesso que já pensei em desistir, mas é bem melhor que se
submeter ao “teste do sofá”. Se é que ele existe nesse meio.
Enfim, saia
você também da gaveta. Numa época em que até “sair do armário” já não é algo
tão custoso. Não é uma mera gaveta que vai ser um entrave na busca dos nossos
sonhos, não é mesmo? E sucesso para todos nós.
Também estou lá no twitter
no @TonnyCruzBR
Olá Tonny!
ResponderExcluirFaço parte do GRTV e fiquei curioso em ler o seu texto após a chamada.
Parabéns! É um passo-a-passo fantástico!
Embora não seja um autor/roteirista conhecido, recebo diversas mensagens de pessoas, geralmente adolescentes, deslumbrados com a carreira. E, por incrível que pareça, a maioria ignora o básico do básico, como um coleguinha que postou no GRTV dia desses. Com apenas 17 anos o garoto tem uma biografia de fazer inveja a muitos medalhões globais. Fiquei lendo aquilo e me questionando qual seria de fato a qualidade dessa "extensa biografia".
Enfim, seu texto é um verdadeiro "caminho das pedras".
Sabemnos que é um caminho árduo e ingrato, mas com tantas dicas, certamente poderá ficar bem mais fácil de ser percorrido.
Abraços.
Obrigado Marcos Silvério. Eu já teconheço sim, desses "bons grupos de discussão da vida". Apareça sempre por aqui, para que possamos trocar um dedinho de prosa. Um grande abraço!
ExcluirParabéns e obrigado pelo texto, Tony. Na verdade, eu já venho seguindo todos esses passos, mas é sempre bom relembra-los.
ResponderExcluirEntão, sucesso pra gente!
ExcluirParabéns pelo blog, comecei a ler hoje.
ResponderExcluiré muito bom e tem um ótimo conteúdo.
Obrigado e volte sempre.
ExcluirExcelentes dicas. Obrigado pelo ótimo texto.
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