terça-feira, 17 de abril de 2012

JÁ TIVEMOS NOSSA ÉPOCA DE “HOLLYWOOD”

Na postagem anterior, eu disse que o Brasil teve dois grandes estúdios de cinema e o caro leitor Heitor me enviou um e-mail a me corrigir dizendo que na verdade foram três, sendo que, além dos que eu citei (Vera Cruz e Atlântida), tivemos a Cinédia. Ele está certo!
Aliás, a Cinédia foi o primeiro estúdio cinematográfico instalado no nosso país e isso ocorreu em 1930 no Rio de Janeiro. Ele se especializou em produzir dramas populares e comédias embaladas por músicas, às quais acabaram sendo chamadas de “chanchadas”.
Foi na Cinédia que os grandes Oscarito e Grande Otelo foram lançados, sendo constantemente vistos em produções com grande apelo popular e juntos arrebatavam multidões para os cinemas.
Com o fim dos estúdios, seu espaço veio a ser utilizado para a produção de eventos culturais e locação para produções de outros veículos de comunicação. A mais notável dela foi a disposição do seu espaço para que a TV Globo gravasse parte da novela Malhação entre os anos de 1995 e 1998.
Em 1941 foi fundada a Atlântida, que também vinha com uma proposta de realizar filmes com grande apelo popular, baseados em dramas com foco nos temas brasileiros. Mas também foi nas chanchadas que o estúdio colheu seus melhores frutos.
Elas foram o seu grande canalizador de bilheteria e marcaram uma época em que os filmes eram verdadeiramente feitos para a platéia em massa, algo bem diferente de hoje.
A Atlântida galgou muitos profissionais ao estrelato, como o diretor Carlos Manga e os comediantes Oscarito e Grande Otelo (que vieram da Cinédia) além de Zé Trindade e Dercy Gonçalves.
O estúdio ficou marcado pela sua vinheta: um enorme chafariz entoado em meio a um fundo musical.
Foi esse estúdio que lançou o Pagador de Promessas, produção premiada no exterior e talvez o primeiro longa metragem que alcançou reconhecimento internacional.
Mas o maior e mais ousado empreendimento cinematográfico do Brasil foi sem dúvida a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, criada em 1949 e instalada numa fazenda de propriedade da família Matarazzo, localizada na cidade de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo.
O projeto da Vera Cruz foi tão grandioso e interessante desde a sua concepção, que merece uma postagem só para ele. O que será feito.
Espero vocês e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário