segunda-feira, 16 de abril de 2012

O CINEMA NA ÍNDIA

Assim como o Brasil, a Índia tem despertado a atenção dos países ricos do mundo por conta da sua perspectiva de crescimento, devido as suas particularidades socioeconômicas. Neste contexto, a indústria cinematográfica também está em foco, pois é um grande nicho de investimento, dada a sua representatividade naquele país.
O termo “indústria cinematográfica”, é totalmente cabível para a Índia, pois lá a produção de filmes é tão intensa que segue uma linha quase que industrial, comparável a de Hollywood.
Essa tal indústria tem sido chamada de Bollywood, um termo que surgiu da junção de Bombain com Hollywood. Na verdade Bollywood surgiu para designar apenas os filmes de língua Hindi, mas hoje é utilizado para designar toda a produção de cinema da Índia (o que alguns vêem como um equívoco).
Juntando todas as produções da Índia feitas em um ano, o resultado faz com que o país se torne o maior produtor de filmes do mundo, praticamente o dobro (!) do que se faz nos EUA. Mas neste caso quantidade definitivamente não significa qualidade, já que em boa parte, a qualidade técnica dos seus filmes deixa a desejar.
Isso acontece porque filmes são produzidos de todas as formas possíveis, desde um grupo de pessoas que sai fazendo seus filmes de um modo praticamente artesanal, até as produções financiadas por grandes grupos midiáticos.
De fato, as produções de Índia têm recebido grades investimentos, inclusive dos estúdios de Hollywood, o que têm tornado o mercado cinematográfico do país cada vez mais interessante e competitivo, ganhado projeção mundo afora.
Uma particularidade dos filmes indianos é que eles quase sempre são musicais, e as músicas podem ser interpretadas por cantores que necessariamente não são personagens dos filmes, mas se fazem presentes, em um descompasso de difícil compreensão para nós, os brasileiros, que não somos acostumados com filmes musicais.
Aliás, excetuando os filmes da sessão da tarde, tela quente ou os que são comprados em DVD´s piratas, o nosso povo não é acostumado a filme algum, embora sempre compareça em massa nas sessões abertas, quando estas lhe são oferecidas por aqueles que lembram que existe uma legião aquém dos multiplex (ou seria multiplexes ?)  dos shoppings.
Portanto, entre outras razões, pelo fato de que o cinema seja algo cultural do povo indiano, lá existe uma verdadeira indústria de cinema, algo tão distante de nós que é melhor nem ousarmos a sonhar com algo parecido. Até porque aqui não se faz filmes para o povo.
Mas houve uma época em que isso começou a ser cogitado. Inclusive pelo fato de ter existido dois grandes estúdios genuinamente tupiniquins. Quais foram estes estúdios? Isso é a matéria da nossa próxima postagem.
Aguardo vocês amanhã.

2 comentários:

  1. Muito bons os artigos. Estou gostando. Percebo que você é uma pessoa muito bem informada sobre cinema.
    www.novelaparaler.blogspot.com

    ResponderExcluir