sexta-feira, 27 de abril de 2012

ESTARIA O SBT SE UTILIZANDO DE MENSAGENS SUBLIMINARES?

Vocês jê repararam algo de diferente nos programas do SBT? Não me refiro as novidades da programação, mas a algo que sempre foi motivo de discussões e controvérsias: as mensagens subliminares.
Pois bem, eis que nos últimos tempos, têm se tornado cada vez mais constantes relatos de pessoas que estariam vendo imagens descontextualizadas em meios aos programas da emissora do Seu Silvio.
As incursões estariam ocorrendo entre o fim dos blocos de alguns programas e as vinhetas que dão abertura aos intervalos comerciais. Onde imagens estariam sendo inseridas de uma forma ultra rápida e sempre têm sido de merchandisings de produtos ou de programas de própria emissora.
Há quem diga ter visto a logo da Jequiti (empresa de cosméticos do Grupo Silvio Santos) e até de programas que vão estrear como o da novela Carrossel.
Sinceramente eu não vi coisa alguma, se bem que não tenho visto o SBT com frequência. Mas se de fato isso estiver acontecendo é algo muito curioso, porque até onde eu sei (e as vezes nada sei) mensagens subliminares são proibidas. Ou melhor, são consideras anti-éticas pelo mercado.
Esse recurso sempre foi alvo de polêmicas desde longos tempos, mas ele não é lenda urbana e de fato já foi e é muito utilizado para alcançar diversos fins.
Dizem que para fins de erotização, outros para fins de satanismo, de divulgação político-partidária ou simplesmente para divulgar produtos. Mas entre verdades e mentiras, sensatez e alarde, esse recurso é inquestionavelmente eficaz, porque atinge o nosso subconsciente de uma forma direta, ou seja, sem que o cérebro tenha tempo de “filtrar” a informação, para “se defender” dela.
Não é a minha intenção tecer considerações aprofundadas sobre o assunto, porque sei que muitos já sabem sobre o que estou a me referir, bem como sei que vocês estarão a vontade para pesquisar sobre a questão. Mas o que posso dizer é que as mensagens subliminares não são assunto de nerds obcecados em teorias de conspiração. Elas existem sim! Já ouviram falar em alguns filmes da Disney? Até existiu um que teve sua exibição proibida.
Nessa leva, teve uma época em que algumas redes de cinema americanas inseriam mensagens subliminares nas vinhetas que antecediam os filmes como forma de incentivar o consumo de pipocas. O que fez com que os órgãos de proteção ao consumo de lá se insurgissem veementemente contra a prática. Hoje lá nos “isteites” ela é proibida.
Mas o fato é que estes tipos de mensagens são como o personagem de terror Jason, quando se pensa que elas morreram, eis que de repente surgem do limbo mais sombrio para nos pegarem subitamente.
Quem lembra daquela onde uma certa emissora (que agora eu não quero dizer o nome, mais estou olhando par ela) teria utilizado na vinheta comemorativa dos seus quarenta e cinco anos, um conceito muito parecido com o de uma campanha de um partido político?  Para alguns - principalmente os que têm estrelinha na cabeça -, esta vinheta foi tão escrachada que o barulho foi imediato e obrigou a emissora a tirar a tal vinheta do ar. Não deixaram que o tucano eletrônico batesse suas asas.
Só sei que novamente as mensagens subliminares estão no alvo das atenções, porque a emissora do baú estaria se utilizando de tal prática. Embora eu nada diga, pelo simples fato de que nada vi.
Mas vocês, já viram as tais mensagens do SBT? Será que de fato elas existem ou é puro frenesi? Já viram ou ouviram falar de algum tipo de mensagem subliminar significativa? Comente na sessão comentários e divida sua percepção com a gente.


Me sigam no twitter e vamos catar as mensagens subliminares de lá também.
@TonnyCruzBR
Até a próxima. Nem sei até quando vão deixar este blog no ar.

Um comentário:

  1. Sim e diversas vezes na programação de domingo do Vrum.
    Me incomodo muito e cheguei a este blog exatamente pesquisando se isto é ou não uma pratica legal, até onde me disseram isto seria proibido portanto estava a procura de embasamento a isto e se confirmado realizaria sim a denuncia.
    Infelizmente muitas coisas acabam caindo no esquecimento e de tempos em tempos se volta a praticar sempre tenho em mente que se um produto é bom não necessita de vendedores se sim de tiradores de pedidos, mas como o Senhor do Baú se prezou a aprovar está prática dentro de sua emissora passe a desacreditar na qualidade de seu produto que pode até ser bom, mas me recusaria a adquiri-los pela forma baixa de adquirir adesão popular que não pelo produto propriamente em si.

    Agradeço a oportunidade e ficaria grato a conhecedores da área jurídica a comentar o fato para que possa nos esclarecer.

    ResponderExcluir