terça-feira, 15 de maio de 2012

PRODUTORES DE FORA (QUASE) SEMPRE ESTÃO ABERTOS A ROTEIRISTAS BRASILEIROS

Era 2006 ou 2007 e estava totalmente enfadado com a dinâmica estabelecida entre emissoras de TV e novos profissionais, entre eles roteiristas. Me refiro as dificuldades de quem não tem “Quem Indique”, ou conhecimento para tentar, ao menos um contato, com alguém de certa influência dentro desse nicho do audiovisual.
Até que comecei a voltar a minha atenção para o mercado internacional. Este, surpreendentemente mais aberto aos roteiristas estrangeiros. O grande foco foi Portugal, principalmente pelo fato da identidade idiomática. Embora, posteriormente, eu tenha descoberto que aquele país, que possui o povo mais perfeito do mundo (um dia eu direi o porquê), na verdade tem uma produção de teledramaturgia quase tão intensa quanto a do Brasil.
Só que lá a dinâmica é diferente, porque são as produtoras independentes que fornecem conteúdo “roteirístico” para as TV´s e tem até emissora que criou produtora especificamente para este fim.
Na época uma que tinha acabado de ser criada era a Scriptmakers, que apesar do nome, era genuinamente lusa e encabeçada por Rui Vilhena, um guionista (é assim que um roteirista é chamado lá na “terrinha”) icônico na TV portuguesa, que posteriormente veio a ser contratado pela TV Globo, onde colaborou com Aguinaldo Silva em Fina Estampa.
Pois bem, eu, entre tantas histórias já criadas, resolvi enviar “assim do nada”, uma sinopse de telenovela para a produtora recém criada. Mas antes tratei de enviar um e-mail para lá “assuntando” se eles estariam dispostos a receberem projetos de outros guionistas.
No dia seguinte recebi um e-mail muito cordial afirmando que eu poderia enviar o projeto. Logo, eu tratei de enviar uma sinopse de telenovela de minha autoria chamada Laços de Vida. Mas confesso que o fiz assim meio receoso, já que estou acostumado com a sistemática atroz aqui do Brasil.
Isto porque, para quem não sabe, se um roteirista desconhecido mas talentoso, que não adule alguém poderoso, enviar uma sinopse para a TV Globo, a receberá de volta sem ao menos ter sido aberta. Eu até compreendo a atitude da emissora, já que em tempos de indústria do plágio, quem tem “orifício teme pelo que possam querer introduzi-lo”.
Quanto a Record ou SBT não sei o que acontece, mas o destino do projeto certamente seja a lata do lixo ou o seu descanso eterno em uma prateleira, cuja única companhia vai ser a poeira.
Mas voltando ao assunto Portugal. Um certo dia eu abri meu e-mail e vi que tinha recebido uma mensagem de alguém da produtora afirmando que meu projeto tinha sido analisado, que a história era muito boa e muito bem estruturada, mas ela era muito ousada para os padrões portugueses. Isso se deu a seis meses depois do envio do projeto.
De imediato percebi que a produtora, ao menos era de verdade, aberta aos novos roteiristas; o que aqui em regra não acontece, razão pela qual me empolguei. Neste caso vocês podem questionar, qual a razão da minha empolgação, já que tive o projeto gongado.
Pois bem. Na verdade o projeto não foi renegado, como já dito, ele apenas era ousado para os padrões portugueses e hoje acredito que até para os padrões brasileiros, por conta dessa mexicanização que aqui tem imperado e pela graciosidade excessiva que se tem feito para com a classe “C”, que tem levado toda a culpa pela desqualificação do que aqui está sendo feito.
Mas a melhor parte da mensagem viria em seguida, porque logo queriam o meu CV e também queriam saber quais eram as minhas intenções junto a produtora. Aí eu fui traçar um estratégia para impressionar os produtores, já que entendi que aquela era uma oportunidade única. Então pensei: Junto ao meu CV vou enviar uma sinopse feita especialmente para o público português!
E lá fui eu a gastar algumas semanas pesquisando na internet tudo o que tinha sido produzido por lá nos últimos anos e fiquei impressionado com a quantidade de novelas já realizadas. Só depois e agora rapidamente, criei três sinopses.
Tudo pronto para enviar o material e pimba! Fui surpreendido com a triste notícia dando conta do encerramento das atividades da produtora. Fiquei a ver navios.
O meu erro é que perdi muito tempo a pesquisar a história da televisão portuguesa, um verdadeiro contra-tempo que hoje vejo desnecessário. Mas levando em consideração o fato do conteúdo da mensagem, que tenho até hoje salva no meu e-mail, eu devo considerar como um grande afago pra mim, porque vi que ela foi extremamente sincera dada a requisição pelo meu CV e a respeito das minhas intenções com a produtora. Que emissora de TV daqui faz algo nesse sentido?
Estou a contar isso aqui, porque sei que muitos que lêem este blog são roteiristas ou pretensos e que muitos ostentam a possibilidade de trabalharem na TV, especialmente na escrita de novelas. Quero aqui demonstrar que isso pode ser possível, mas começar a firmar o nome por uma emissora internacional pode ser um caminho curiosamente mais seguro. Que tal?
Mas antes que alguém pergunte, que raios teria de tão ousado na tal sinopse enviada. Eu respondo que em breve poderei publicá-la aqui, tão somente como forma de matar eventual curiosidade, bem como servir de parâmetro para o que deve (ou não) ser feito em um projeto a ser enviado para o exterior. Mas confesso que só o farei se houver solicitação por parte de vocês, caso contrário não vou perder meu tempo expondo um trabalho de forma desnecessária. Não estou certo?
@TonnyCruzBR         

9 comentários:

  1. Tonny quero muito ver sua sinopse luso-brasileira! Obrigada pelo post, super estiulador. Sobre o concurso já sabia mas não sobre a abertura do mercado de fora do Brasil, acho uma ótima tentar. Bjs Lu do Valle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tente analisar o mercado internacional. Hoje já tem até roteirista brasileiro escrevendo novela em árabe e não sei se ele domina este idioma. De qualquer modo corra atrás e não veja a diferença idiomática como um entrave. Continue sempre me vistando aqui no nosso blog. Abs

      Excluir
  2. Tonny, olha a coincidência: Neste momento, estou escrevendo a sinopse de um seriado com um parceiro português que já trabalhou com o Rui Vilhena (eles escreveram um telefilme juntos) e eu já enviei o link do seu blog pra ele ler este texto.
    O que eu acho mais interessante é que, ultimamente,tenho pensado muito sobre esse assunto de divulgação no exterior. E estou doido para fazer isso, só que no momento, como disse acima, estou envolvido com alguns projetos aos quais tenho que dar fim, antes de me envolver em outros tantos.
    Sabe, Tonny, eu, modéstia à parte, me considero uma pessoa bem criativa, se desenvolvo bem ou não essa criatividade, deixo a cargo dos outros responderem, mas sou, sim, bem criativo. Pois bem, sempre tive muitas ideias que considerava bem legais e que dariam ótimas novelas, só que jamais as escrevi, porque achava perda de tempo, já que nunca seriam lidas por uma emissora. Porém, de uns tempos pra cá as coisas têm mudado bastante, e comecei a pensar seriamente a respeito. Aliás, muitas das minhas ideias acabaram surgindo no decorrer dos anos nas novelas que foram sendo produzidas. Plágio? Claro que não, já que nunca as apresentei. Prefiro chamar de consciente coletivo, o mesmo que fez alguém ter a ideia de escrever um filme : SE EU FOSSE VOCÊ, parecidíssimo com um texto de teatro meu. Só que meu texto nunca havia sido produzido e nem estava registrado. Mais uma lição que aprendi aí: A de sempre registrar meus textos! Principalmente hoje que conheço tanta gente do meio (inclusive roteiristas de TV) e posso comentar alguma ideia e depois como é que fica, não é mesmo?
    Nossa, me alonguei demais, peço desculpas. Nem sei se irá ler este texto enorme, mas de qualquer forma, quero reiterar o que já disse antes: Que seu blog é muito bom, elucidativo e sua escrita é leve e fácil de ser absorvida.
    Se você for tão bom com suas sinopses e roteiros, quanto é com seus textos aqui, eles devem ser, realmente, muito bons.
    E por falar nisso, gostaria muito de ler a sinopse de sua novela. Se não for publicá-la aqui, poderia enviar-me por e-mail (lf_petrucelli@yahoo.com.br).

    Um forte abraço e muito obrigado por manter um blog tão bom quanto o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade para comentar. Eu sempre leio tudo Luiz, só não vale me xingar (rrrrssssss). Se o pessoal requisitar eu publico a minha sinopse aqui no blog, ela já está registrada de longa data. Que sorte a sua desenvolver um projeto com um guionista portugês. Aprendi a ter uma grande admiração por aquele povo. Será que ele ainda tem contato com o Ruy? Até hoje tenho dúvida se a minha sinopse foi lida por ele ou tão somente por outros integrantes da produtora.

      Excluir
    2. Tem, contato, sim. Não sei a que nível, pois nunca perguntei a respeito, mas, vez em quando, ele comenta algum conselho recente recebido do Rui. Ele leu o seu texto e disse que o mercado lá está se fechando que nem o brasileiro. Já estão se formando as panelinhas e etc e tal, mas que ainda dá para entrar, se o trabalho apresentado for muito bom. Nós vamos tentar isso lá depois que terminarmos o projeto atual que estamos desenvolvendo e, também, depois de terminarmos nossos respectivos roteiros para o concurso do Aguinaldo Silva ( vc tb vai participar, não é? Lógico que vai)Enfim, lá pra setembro deveremos começar alguma coisa nesse sentido.

      Obrigado por haver respondido.

      Excluir
    3. Vixe, diga a ele para indicar a postagem ao Rui e perguntar se ele se recorda de lá por volta de 2006 ou 2007, ter recebido e lido através da scriptmakers, uma sinopse de telenovela chamada "Laços de Vida", que contava a história de uma renomada médica de fama internacional, que tem a vida pessoal e profissional extremamente abalada quando descobre que foi infectada pelo próprio marido com o vírus HIV.

      Excluir
  3. Aliás, quando é que c vai criar sua conta no FACE e entrar para o nosso grupo, hein? Vc seria um ótimo nome pra o projeto da revista que está seguindo em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já criei uma conta no face. Mas ainda tô apanhando feio dele. Logo entrarei lá na sua página.

      Excluir
  4. Também gostaria de ver a sinopse.
    Se postar, seria uma maravilha.
    Fico na torcida que o faça.
    Abraços

    ResponderExcluir