sexta-feira, 30 de março de 2012

CUIDADO COM A PRAGA DO CRIADOR SEJA ELE ESCRITOR, DESENHISTA OU ROTEIRISTA

Como vocês sabem o filme o Motoqueiro Fantasma 2 esteve recentemente em cartaz nos cinemas. Desse personagem eu tenho uma história para contar. Saibam que seu criador, o desenhista Gary Friedrich foi processado pela Marvel, atual detentora dos direitos do personagem, que o proibiu de comercializar desenhos feitos de sua ex-criação.
Ocorre que Friedrich, há algum tempo atrás vendeu os direitos do personagem em troca de futuros trabalhos na Marvel. Só isso, nada mais. Não sei o que o levou a assinar uma contrato contendo uma asneira dessas. Ou ele é muito ingênuo ou não tinha completa noção do tamanho do personagem que tinha criado.
O fato é que a Marvel não o chamou para desenvolver algum trabalho e ele ainda teve que engolir dois filmes que ficaram muito aquém da grandiosidade do personagem e o que dizer do fato dele ter sido interpretado por..., bem deixa pra lá.
Como eu estava dizendo, hoje ele sequer pode desenhar o Motoqueiro Fantasma em feiras de HQ’s para descolar um “troquinho”, sob o risco de ser processado. Aliás, é exatamente por este motivo que ele já está respondendo a um processo e tem se valido da caridade dos fãs para custear o litígio judicial.
O que lhe resta fazer contra a Marvel? Quase nada, a não ser praguejar tal qual um cigano raivoso. Aliás, teriam os criadores do Superman jogado uma praga na DC Comics pelo fato de terem se achado preteridos? Porque reza a lenda que uma certa maldição paira sobre o personagem do Superman e se de fato ela existe, quem a sentiu diretamente na pele foi, entre outros, o saudoso Christopher Reeve. O que aconteceu com Reeve todos já sabem.
Entre verdades e fantasias, o fato é que um criador seja ele desenhista, escritor ou roteirista, não deve se deslumbrar pelo fato de ter sua obra eventualmente produzida por um grande clonglomerado da comunicação. Mas sempre ter consciência da força do personagem e história que tem em mãos e não vendê-los por micharia. Porque depois de feita a mer#@ praguejar pode até dar resultado, mas a praga pode recair em quem menos merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário