sábado, 3 de março de 2012

TV POR ASSINATURA ESTÁ EM EBULIÇÃO

Atenção assinantes de TV por assinatura, os próximos meses serão decisivos para vocês que têm este veículo de comunicação como forma de lazer e informação.
Atualmente está em vigor a Lei 12.485 que tem causado um intenso conflito entre as operadoras de TV por assinatura e os produtores audiovisuais. Isto porque em um dos pontos da Lei, há exigência de uma cota mínima de exibição de conteúdo nacional pelos canais pagos.
A SKY maior operadora de TV por assinatura do país tem se voltado veementemente contra a Lei, ingressado, inclusive com uma Ação de Inconstitucionalidade e tem incentivado os assinantes a também manifestarem opinião contrária.
Segundo os autores da proposta da Lei o objetivo é fomentar a produção independente nacional com conteúdo voltado exclusivamente para a TV paga, o que injetou uma onda de ânimo nos produtores.
Particularmente eu sou a favor, porque de fato a idéia inicial é boa, embora mereça alguns reparos.
Inobstante as polêmicas, é necessário fazer o audiovisual se tornar industrial, tanto na forma de desenvolvimento de políticas de fomento, como para a linha de capacidade produtiva e criativa.
Os roteiristas devem estar atentos para essas necessidades para canalizarem seu processo criativo na busca de criação de conteúdo que reúna qualidade tradicional com soluções interativas, ou transmídia. Esse é o caminho e acho que é irreversível.
Mas para que o nosso espaço aqui no blog não fique algo muito segmentado. Nós também falaremos de novelas, afinal para que possam alcançar êxito, elas também passam por um intenso processo criativo e exigem dos seus autores (roteiristas) uma alta dose de criatividade e disciplina.
Do ponto de vista de “roteirístico” sabem como se inicia a produção de uma novela? Amanhã eu responderei. Aguardo vocês.

Abaixo algumas notícias sobre o audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário