quinta-feira, 1 de março de 2012

O QUE É UM ROTEIRO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O CINEMA?

Não irei responder esta pergunta com um conceito técnico, porque aqui não será lugar para didatismo e também aposto que vocês não estão a fim de acompanharem um curso de roteiro “on line”. Vou fazer uso de uma forma meio tangencial e metafórica: a produção de um filme é resultado de um processo composto por sucessivas fases e que a fase inicial é a do roteiro. É a partir dele que tudo começa a ganhar forma.
Agora imaginem que um vício existente em uma das fases, passa a viciar as subsequentes, ou seja, um vício no roteiro compromete o processo como um todo e implica em um resultado final de qualidade duvidosa.
Embora se tenha convencionado que o cinema seja o lugar do diretor, um profissional desta categoria de talento mediano pode fazer um bom filme com um excelente roteiro, mas o contrário é bem mais difícil de acontecer.
Sim, o cinema é o lugar do diretor, mas a peça mais importante para o sucesso de um filme é o roteiro. Aliás, é melhor atenuar o tom e dizer que um excelente roteiro aliado a uma direção impecável pode galgar um filme ao sucesso absoluto.
Vejam: ao contrário do que se possa imaginar, não quero aqui travar uma “disputa de importância” entre profissões, porque ao final das contas, todos são cineastas e movidos por uma paixão em comum: a sétima arte.
Mas quando vocês perguntam a alguém se determinado filme foi bom, o que vocês esperam que esteja subtendida na resposta? Uma boa história. (logo um bom roteiro).
Curiosamente, há quem não dê a devida importância aos roteiristas. Há quem queira comprar um roteiro por “meia pataca”. Sem falar naqueles que modificam o roteiro por conta própria, trazendo conseqüências por muitas vezes desastrosas.
Imaginem a produção de um filme como sendo a construção de uma casa, e que o seu roteiro seja o alicerce, se este não for bem estruturado, comprometerá toda a obra.
E vocês acham que no processo de produção de um filme, o roteirista não tem importância? Se responderem que NÃO, estou com uma casa caindo aos pedaços, querem comprar?

Abaixo umas notas sobre audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário