quarta-feira, 7 de março de 2012

O LEÃO ESTÁ MANSINHO

Houve um tempo em que as produções e os atores de Hollywood eram identificados pelos estúdios que as produziam, ou os mantinham contratados. Era uma época áurea em que um glamour não agressivo pairava no meio cinematográfico dos grandes e poucos produtores que ostentavam extrema imponência.
Entre esses, já figurava o Metro-Goldwyn-Mayer, ou simplesmente MGM. Ele foi fundado em 1924 com o mero intuito de fazer produções para serem exibidas pela cadeia de cinemas do seu criador.
A logomarca do estúdio, é a do leão cincundado com uma película (ou fita), cuja trilha sonora é um retunbante rugido do animal. Certamente esta foi a vinheta mais marcante entre as dos grades estúdios de Hollyood e me causava grande impacto quando eu era criança.
Mas a situação atual do estúdio destoa da imponência da sua vinheta. Atolado em dívidas, ele vive na iminência de ser declarado falido, acaso não honre seus compormissos financeiros.
A sua receita praticamente se resume as rendas da bilheteria de um ou outro filme do 007 e das vendas do seu catálogo de filmes para as TV’s.  Catálogo este que ao longo dos anos se tornou um dos maiores de Hollywood.
No entanto, fora as produções do James Bond, não me recordo qual foi a última vez que vi uma produção “do leão” nos cinemas. Vocês lembram de alguma? Respondam nos comentários e ajude este escriba na sua falha de memória.
Abaixo algumas notas do audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário